CYRANO – 2021

Um musical de época dirigido por Joe Wright (famoso por outros filmes de época como Pride and Prejudice de 2005 e Atonement de 2007), Cyrano é baseado num musical do teatro produzido em 2018, que por sua vez é baseado na popular peça francesa de 1897 do escritor Edmond Rostand e que leva o nome de Cyrano de Bergerac. Vale lembrar que existiu de fato um homem chamado Cyrano de Bergerac e a peça á uma versão fictícia dos acontecimentos da sua vida. Só esse resumo já deixa claro o quão antiga é a história de Cyrano e que, de fato, essa é uma das obrar mais adaptadas da história do cinema, TV e teatro. É a famosa origem de todas aquelas histórias (geralmente adolescentes) na qual o protagonista é um nerd muito inteligente apaixonado por uma garota igualmente erudita, mas que está apaixonada pelo jogador de futebol que, por sua vez, não sabe usar muito bem as palavras e que vai pedir ajuda do nerd para se comunicar melhor com a garota, geralmente através de cartas românticas. Reconheceu? Aqui temos o sempre eficiente Peter Dinklage no papel Cyrano (o nerd, que no caso é um amigo de longa data da mocinha); a excelente Haley Bennett no papel da Lady Roxanne (alvo do amor de Cyrano); e Kelvin Harrison Jr. como Christian (um soldado que se apaixona por Roxanne e vai contar com a ajuda de Cyrano para declarar seus sentimentos à mulher).

Não dá para dizer que o filme reinventa a roda, afinal, baseado numa história já contada tantas vezes, isso seria impossível. Ainda assim, Cyrano tem seus bons momentos. Depois de uma introdução mais longa do que a necessário e antes de uma conclusão bizarra e um tanto sem foco, o filme é até que decente. Há ótimas músicas aqui e ali e o elenco é incrível na maioria das vezes. Mas uma das coisas que não dá para deixar passar é a voz de Peter Dinklage, que distrai e nos tira da magia do filme, principalmente ser muito menos capaz do que as de seus colegas Haley Bennett e Kelvin Harrison Jr., que cantam tão bem! A diferença é bastante perceptível e eu realmente preferia que tivessem dublado Dinklage nos momentos em que ele canta. Há também bons figurinos e maquiagem, o cenário é bem montado e o filme é bonito quando não exagera no brilho e em outras questões de iluminação. Enfim, Cyrano é um filme irregular, mas cujos fãs de musicais dramáticos deveriam dar uma chance.

Nota 6!

No momento da publicação deste artigo, Cyrano ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: