ENCANTO – 2021

Mais uma animação dos estúdios Disney lançada em 2021, Encanto (que mantém o mesmo nome em português) é dirigido por Byron Howard e Jared Bush. Com músicas escritas pelo popular compositor Lin-Manuel Miranda, o filme se passa num vilarejo fictício localizado nas montanhas da Colômbia onde vive a enorme família Madrigal. O filme segue a história de Maribel Madrigal (dublada por Stephanie Beatriz), uma jovem que, diferentemente do restante da sua família, não possui poderes mágicos que são dados por uma chama recebida pela sua avó, Alma Madrigal (María Cecilia Botero) há muitos anos. A garota tenta lidar com essa situação da melhor forma possível, mas no dia em que seu pequeno primo vai fazer seu ritual para receber seus poderes mágicos, Mirabel percebe que há algo de errado com a chama e a com a casa encantada em que a família habita, algo que pode colocar os poderes e a união da família em jogo.

A animação de Encanto é estonteante, não há como negar. Os cenários e ambientes são incríveis, realmente de encher os olhos. Por outro lado, a animação dos personagens é mediana, nada de incrível e lembra qualquer outro filme da Disney. Quanto às músicas, eu diria que também temos altos e baixos, algumas são gostosas e contagiantes, já outras são cansativas e pouco inspiradas. No entanto, o maior problema de Encanto está na história, que não se sustenta muito bem e é super simples, a ponto de deixar a impressão de que quase nada acontece no filme. Primeiro porque começamos com um ambiente tóxico, no qual a protagonista é tratada com desdém por diversos membros da família, mas vive cantando feliz pelas ruas da cidade. Esse abuso continua, principalmente por parte da avó, que é mais cruel do que o necessário, e tem um péssimo desenvolvimento na conclusão do filme, com mudanças de comportamento sem muita justificativa. São muitos personagens com poderes que não fazem muito sentido e relações mal explicadas que não deixam a narrativa se aprofundar em nada direito. Nem no aspecto latino, por sinal, uma vez que o filme tem uma música que fala das belezas da Colômbia, mas na verdade não conhecemos praticamente nada do país ou da região, além de nomes de comidas típicas. Pelo menos há um esforço em trazer representatividade racial, mas ela ainda é muito frágil e está longe do que poderia e deveria ser!

Nota 4.

No momento da publicação deste artigo, Encanto está disponível para streaming na Disney+ e pode ser encontrado em cartaz em alguns cinemas do país. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: