DON’T LOOK UP – 2021

O mais novo filme do cineasta estadunidense Adam McKay (famoso por comédias ácidas como Vice e The Big Short) é uma sátira dos tempos modernos dirigida e escrita pelo próprio McKay. Lançado na Netflix, Don’t Look Up (que em português leva o título de Não Olhe para Cima) conta a história de uma dupla de astrônomos (interpretados por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence) que descobre um cometa de grandes proporções que está em rota de colisão com a Terra, algo que destruirá toda a vida no planeta. Os cientistas procuram o governo e as autoridades, mas são recebidos com incredulidade, principalmente pela presidenta dos Estados Unidos (vivida por Meryl Streep). O mesmo acontece quando a dupla recorre à imprensa, onde o alerta da chegada do cometa é visto como um exagero. É quando começa uma campanha negacionista que visa descredibilizar os fatos, colocando a humanidade em risco de extinção.

Don’t Look Up é um caso típico de história que entendemos e apoiamos, mas o que não significa que o filme como um todo seja bom. É uma metáfora contra o negacionismo que coloca tantas vidas em riscos fingindo que catástrofes climáticas ou pandemias não estejam acontecendo ao nosso redor, mesmo que a ciência tenha provas de que seja verdade. Ou seja, é um filme importante na crítica que tenta fazer. E é uma maneira interessante de retratar o estado atual das coisas em nosso pequeno planeta tão danificado, mas certamente senti falta de uma sutileza. Não sou um grande fã do estilo de sátira de Adam McKay, apesar de compreender e gostar de suas intenções e de seu ponto de vista. Ainda assim, seus filmes anteriores sabiam fazer críticas contundentes de forma mais perspicaz. Tudo parece muito forçado em Don’t Look Up e eu entendo que talvez isso tenha sido proposital, mas não significa que seja bom. Todos os personagens são chatos, até os protagonistas, e o humor muitas vezes erra a mira. E embora a história também critique os conformistas que ficam em cima do muro, o próprio filme tem dificuldade em apontar os nomes dos culpados por colocar nosso planeta em tanto perigo. Tudo é muito vago politicamente falando, o que simplifica demais a conclusão da obra. De qualquer forma, sinto que precisamos de mais filmes nessa direção, então ele não deixa de ser relevante. E porque acho que foi a primeira vez que vi uma pessoa chamada “Diogo” num blockbuster dos Estados Unidos, então dou mais algum crédito ao McKay por isso, haha!

Nota 5!

No momento da publicação deste artigo, Don’t Look Up está disponível para streaming na Netflix. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: