THE FRENCH DISPATCH – 2021

O mais novo filme do cineasta estadunidense Wes Anderson é tudo aquilo que já conhecemos sobre Wes Anderson, mas multiplicado por 100. Visualmente incrível, The French Dispatch (que em português leva o título de A Crônica Francesa) é dirigido, escrito e produzido por Anderson, e traz um elenco gigantesco com grandes nomes do cinema. A comédia é na verdade uma antologia que, na maior parte, pode ser dividida em três histórias diferentes. Isso porque a trama principal do filme aborda o falecimento de Arthur Howitzer Jr. (vivido por Bill Murray), o editor do jornal “The French Dispatch”. Como forma de encerramento das atividades da publicação, algo que estava previsto no testamento do próprio Arthur, um último número do jornal precisa ser lançado e nele são incluídos três artigos de volumes anteriores, republicados, além de um obituário. Na maior parte do filme, acompanhamos as histórias por trás desses três inusitados artigos.

Inspirado na história de um dos fundadores to jornal estadunidense The New Yorker, The French Dispatch é uma overdose de Wes Anderson. Ele tenta contar muitas histórias com metade dos atores e atrizes vivos nos Estados Unidos hoje e acaba dando uma enorme dor de cabeça já nos primeiros minutos. O método autoral do cineasta está lá: diálogos rápidos, humor excêntrico e um visual milimetricamente construído que impressiona qualquer um. Mas a história (nesse caso as três histórias) é mais bizarra que o de costume, contada de forma acelerada que nos faz perder o fio da meada diversas vezes. Nunca fui o maior fã de Wes Anderson, mas sempre entendi o apelo de seus filmes e reconheci seu talento. Dessa vez, no entanto, tudo é tão exacerbado que não consegui aproveitar praticamente nada da experiência e só torcia para que o filme acabasse logo. Acho que realmente só o visual do filme se salva para mim, até porque, mesmo com um elenco repleto de atores e atrizes fabulosos, são tantas pessoas brigando por um tempo de tela que não dá nem para aproveitar o talento desses artistas, infelizmente.

Nota 3!

No momento da publicação deste artigo, The French Dispatch ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: