WAVES – 2019

Acabei de esbarrar com a informação de que um dos filmes mais aclamados (e menos conhecidos) de 2019 acabou de entrar para o catálogo da Netflix, e tive que vir aqui fazer meu breve comentário sobre essa obra que mais pessoas deveriam assistir. Dirigido pelo talentosíssimo Trey Edward Shults, que nos trouxe o excelente drama familiar Krisha em 2015 e o maravilhoso terror pós-apocalíptico It Comes at Night em 2017, Waves (que em português leva o título de As Ondas) é um outro ótimo drama cujo roteiro também é assinado por Shults. A trama conta a história da família Williams, encabeçada pelo rigoroso pai, Ronald (vivido por Sterling K. Brown) e sua esposa Catherine (interpretada por Renée Elise Goldsberry). Ronald tem dois filhos com a sua primeira esposa, já falecida, o competitivo lutador Tyler (vivido por Kelvin Harrison Jr.) e a jovem Emily (interpretada por Taylor Russell). Pressionado por Ronald para se tornar o melhor esportista possível, Tyler esconde uma grave lesão que pode custar sua carreira e tenta lidar com as constantes exigências do pai e os problemas de relacionamento com a namorada através do abuso de bebidas alcoólicas. Mas é quando essa situação sai de controle que toda a família vai precisar se unir e passar por cima de seus ressentimentos e rancores para poder seguir em frente.

Trey Edward Shults constrói uma narrativa muito eficiente e impactante ao trazer o drama de uma família negra de classe média tentando se reerguer quando é acometida por uma tragédia. Com um desenvolvimento cuidadoso, a história consegue nos envolver e nos emocionar profundamente. O diretor é auxiliado por um excelente elenco, que traz atuações graciosas e comedidas quando necessário, mas também intensas e fortes nos momentos mais dramáticos. Todos estão muito bem, mas talvez Taylor Russell seja a maior revelação como a filha mais nova que vai ganhando destaque com o desenrolar da trama. Por sinal, talvez esse seja um dos poucos pontos de Waves que tenha me parecido um pouco estranho, a mudança de perspectiva na segunda metade da história, que faz sentido da perspectiva de desenvolvimento de roteiro, mas que deixa impressão de que temos dois filmes diferentes grudados num só. Mas isso não faz da obra menos marcante e ela com certeza merece ser assistida por fãs de um ótimo drama.

Nota 9!

No momento da publicação deste artigo, Waves está disponível para streaming na Netflix ou para compra no iTunes. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode clicar em JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: