THE DESCENT – 2005

Um dos filmes de terror mais marcantes e originais dos anos 2000, o britânico The Descent (que em português leva o título de Abismo do Medo) é uma ótima e claustrofóbica história que une vários subgêneros do terror, com elementos psicológicos e de criaturas macabras, por exemplo. Dirigido por e escrito por Neil Marshall, o filme traz um elenco de seis mulheres encabeçado por Sarah Carter (vivida por Shauna Macdonald) que, após uma expedição na floresta com algumas amigas, passa por um acidente terrível e traumatizante. Um ano depois dessa tragédia, ela ainda está se recuperando da dor e da perda que viveu, quando as amigas a convidam para uma trilha em meio a cavernas, uma atividade que o grupo sempre fez de forma coletiva e que pode ajudar a distrair Sarah. O que as amigas não esperavam é que, ao embarcar nessa aventura em cavernas estreitas e escuras, os perigos poderiam ir além daqueles já existentes numa simples exploração de cavernas. Isso porque o local escolhido por elas conta com segredos assustadores e inimagináveis que vai colocar todo o grupo em risco.

Criativo e bastante inovador no que se propõe, The Descent tem uma premissa simples, mas muito bem executada, incluindo alguns ótimos “jump scares” bem distribuídos. O filme consegue nos envolver na história da personagem principal (por mais que as personagens secundárias sejam muito pouco aproveitadas) e nos faz embarcar nessa aventura como se fizéssemos parte daquele grupo. Os perigos encontrados no caminho também são bem desenvolvidos, e a mistura entre obstáculos reais e imaginários talvez seja o ponto alto do filme. Outro destaque são as atuações sólidas, principalmente de Shauna Macdonald no papel principal, mas nãos só. Natalie Mendoza, como Juno, também está excelente como a melhor amiga de que não esteve ao lado de Sarah durante a tragédia que viveu, justamente quando ela mais precisou. Novamente, seria muito bom se o filme tivesse nos dado mais contexto sobre as relações e as vidas pregressas dessas personagens, porque aí sim teríamos mais facilidade em torcer por elas. Mas esse não é um grande problema, no fim das contas. Eu diria que o aspecto mais estranho do filme está na forma como as relações entre algumas dessas amigas são concluídas, de forma um tanto inesperada e injustificada nos últimos minutos da narrativa. Ainda assim, a experiência de assistir The Descent é positiva e muito assustadora, sendo mais um daqueles filmes obrigatórios para fãs de um bom terror.

Nota 8!

No momento, The Descent está disponível para streaming no Amazon Prime Video. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, você pode clicar em JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: