
Um dos maiores sucessos de bilheteria do terror de 2022, Smile (Sorria, em português do Brasil) é uma mistura terror sobrenatural e terror psicológico. O filme é escrito e dirigido por Parker Finn, que faz sua estreia como diretor de longas-metragens com este filme. A trama é baseada no curta-metragem de 2020 intitulado Laura Hasn’t Slept, que ele também escreveu e dirigiu. O papel principal é interpretado por Sosie Bacon, que retrata uma terapeuta chamada Rose Cotter. Após testemunhar o suicídio bizarro de uma paciente, Rose passa por ocorrências cada vez mais perturbadoras e assustadoras, levando-a a acreditar que está enfrentando uma presença sobrenatural. O elenco também inclui Jessie T. Usher, Kyle Gallner, Kal Penn e Rob Morgan em papéis proeminentes. Além deles, a atriz Caitlin Stasey também reprisa seu papel do curta-metragem, adicionando à continuidade do universo do filme.
Smile não é o filme de terror mais original de todos os tempos, muito de seu enredo pode ser encontrado em outras obras de sucesso do gênero, como The Ring (O Chamado) e It Follows (Corrente do Mal), e por isso acaba se tornando um pouco previsível. Ainda assim, o filme consegue trazer alguns elementos de originalidade, principalmente nos sorrisos aterradores que são a base da história. O elenco faz um bom trabalho na maior parte do tempo, mesmo que às vezes eu sinta que há um certo exagero nas atuações. Ao mesmo tempo, o visual e a atmosfera do filme são bem construídos e nos fazer lembrar os filmes de terror dos anos 2000. Há pequenos momentos em que Smile se permite ser ligeiramente cômico em meio a uma trama tão tensa e dramática, e esses momentos funcionam muito bem – talvez pudessem ter sido mais recorrentes durante o filme. No geral, é uma boa estreia de Parker Finn a frente de um longa-metragem, que mostra seu potencial como cinesta, mesmo que aqui ainda não tenha sido completamente desbravado.
Nota 7.
No momento da publicação deste artigo, Smile está disponível para streaming no Paramount+ e no Telecine ou para aluguel no Google Play, Microsoft Store, Amazon e iTunes do Brasil. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥
Veja também:
Deixe um comentário