PRAIA DO FUTURO – 2014

Um filme do talentoso cineasta brasileiro Karim Aïnuz (diretor do icônico e aclamado Madame Satã e do recente A Vida Invisível, entre outros tantos filmes fabulosos), Praia do Futuro é um drama sutil sobre os nossos medos e as nossas coragens. Protagonizado pelo cada vez mais incrível Wagner Moura, o filme conta a história de Donato, um salva-vidas que trabalha na Praia do Futuro, em Fortaleza. Após fracassar pela primeira vez em um resgate de afogamento, Donato acaba conhecendo o alemão Konrad (interpretado por um ótimo Clemens Schick), amigo da vítima e que é um piloto motovelocidade. Os dois jovens acabam se apaixonando e Donato decida abandonar o país e ir viver em Berlim na tentativa de esquecer seu passado e suas dores, deixando para trás seu irmão mais novo, Ayrton (vivido por excelente Jesuíta Barbosa). Alguns anos depois, Ayrton embarca numa viagem para a Europa em busca do seu irmão, agora distante, mas que sempre foi considerado por ele um super-herói.

Praia do Futuro não é um filme qualquer, e dessa forma, não é um filme fácil. O ritmo é lento e muitas das passagens são mais focadas nos movimentos e nos sons do que nas pessoas em si, com a câmera sempre deslocada de alguma forma, como se os personagens não fossem o centro da atenção da narrativa. E isso já quer dizer muito sobre essa obra que fala do ser humano, de que não somos o centro do universo e de como somos falhos. Acima de tudo, é um filme sobre aceitar os nossos medos e as nossas imperfeições, principalmente quando vivemos sob a expectativa de outras pessoas. Nesse contexto, a aceitação é sinônimo de coragem. E nisso, a trama de Praia do Futuro é extremamente efetiva em narrar o desconforto do protagonista que tenta fugir de si mesmo. Claro, Wagner Moura não desaponta, como já era de se esperar. Ele e os outros atores Clemens Schick e Jesuíta Barbosa, fazem todos um ótimo trabalho, assim como as equipes de edição e fotografia, que merecem elogios. O visual do filme é incrível e combina com a frieza dos personagens, que abandonam o calor tropical do Ceará pelo frio gélido da Alemanha. O filme parece um sonho distante, às vezes desconexo, às vezes sem contexto, mas ao mesmo tempo tão real quanto à vida de cada um de nós.

Nota 10!

Praia do Futuro está disponível para streaming no Telecine e no Now, além de estar também disponível para aluguel ou compra no Google Play. Clique abaixo para saber mais e assistir a esse filme tão único e singular:


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: