THE PURGE – 2013

Um filme de terror de sucesso que deu origem a uma franquia com diversos outros filmes e uma série de TV, The Purge (que em português leva o terrível título de Uma Noite de Crime) não foi exatamente bem recebido pela crítica. Pelo contrário, o filme dirigido e escrito pelo cineasta estadunidense James DeMonaco foi massacrado pela grande maioria dos críticos especializados, mas isso não diminuiu a empolgação do público com a obra. The Purge conta uma história que se passa num futuro não muito distante, quando a nossa sociedade criou uma única noite do ano no qual todos os crimes, incluindo assassinatos, são permitidos pela lei. Nesse bizarro contexto, os membros de uma família bem abastada colocam em uso todo um aparato de segurança caríssimo para não ser vítima dos criminosos durante essa longa noite. Mas o que eles vão descobrir é que nem mesmo todo esse cuidado vai ser o bastante para evitar que gangues sedentas por sangue coloquem suas vidas em risco.

O maior problema de The Purge talvez seja a ingenuidade da premissa. Uma noite no ano na qual todo crime é permitido? Ok, parece uma ideia interessante para a um filme. Mas as razões por trás do acontecimento desse evento são muito fracas e sem sentido. De acordo com o universo do filme, permitir que pessoas cometam crimes uma vez por ano faz com que, nos outros 364 dias, a sociedade viva numa intensa paz e harmonia, sem nenhum tipo de crime. Para o filme, toda a razão para a existência da criminalidade vem da vontade das pessoas de fazerem algo “maldoso”, como se fosse algo da essência humana, e não um reflexo do caos social em que vivemos. Bom, só por isso, toda a história do filme já perde muito do sentido. Ainda assim, o filme consegue entregar momentos de tensão decentes e os atores (que incluem nomes conhecidos como Ethan Hawke e Lena Headey) estão sólidos em seus papéis

Nota 4!

No momento da publicação deste artigo, The Purge está disponível nas plataformas oficiais de streaming da Globoplay, Netflix, Amazon Prime e Oi Play ou de aluguel do Google Play, iTunes e Claro Video. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, você pode clicar em JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: