UMA NOITE EM MIAMI… – 2020

A fabulosa atriz Regina King faz sua estreia como diretora com o belíssimo Uma Noite em Miami… (One Night in Miami… no original em inglês), que é adaptado de uma peça de teatro com o mesmo nome. O filme, que se passa em 25 de fevereiro de 1964, descreve de forma fictícia a noite em que o jovem lutador Cassius Clay (vivido por um ótimo Eli Goree) se torna, contra todas as probabilidades, campeão mundial de boxe. Enquanto multidões de pessoas comemoram sua vitória pelas ruas de Miami, Clay, se reúne com três de seus amigos: o ativista Malcolm X (interpretado por um incrível Kingsley Ben-Adir), o cantor Sam Cooke (um excelente Leslie Odom Jr.) e o astro do futebol americano Jim Brown (um ótimo Aldis Hodge). Todos dos quatro homens, que eram amigos na vida real, passam por diferentes dificuldades e incertezas em suas vidas pessoais e profissionais, mais possuem algo que os une: a experiência de ser um homem negro nos Estados Unidos segregado racialmente dos anos 60.

Numa temporada de cinema que trouxe diversas adaptação do teatro para as telas, como The Boys in the Band e A Voz Suprema do Blues (Ma Rainey’s Black Bottom), Uma Noite em Miami… é com certeza o melhor exemplo de como esse processo deve ser feito com sucesso. A visão da diretora Regina King é clara e bem executada, e embora grande parte do filme se passe num mesmo ambiente – o quarto de hotel onde Malcolm X está hospedado – a narrativa consegue extrapolar esses limites físicos. E ela faz isso não só com cenas iniciais e finais que são em outros ambientes, como também se aproveita de um texto intenso e inteligente que não cansa o expectador.

Isso não quer dizer que o filme não comece com um ritmo relativamente mais lento, mas assim que os quatro protagonistas se encontram, temos um verdadeiro show. E isso inclui as atuações dos quatro atores, sem exceções, todos excelentes! E que escolha de elenco perfeita, viu? Todos os atores realmente se parecem com as versões reais das pessoas que estão interpretando, e isso tora tudo ainda mais mágico! Por fim, o desfecho da história, que em grande parte se baseia no atrito entre Malcolm X e Sam Cooke, sobre como ser um ativista na luta pela igualdade racial, é sem dúvidas impactante.

Nota 9!

Uma Noite em Miami… está disponível para streaming na Amazon Prime Video.


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: