ANOTHER ROUND – 2020

Druk, mais conhecido pelo seu nome na versão em inglês, Another Round, é o filme dinamarquês que tem sido apontado como o favorito para levar o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2021. Mais uma colaboração do diretor Thomas Vinterberg com o ator Mads Mikkelsen, o filme tem um premissa curiosa: baseados nas palavras de um filósofo norueguês que diz que todo homem nasce com 0,5% de álcool a menos no corpo do que deveria para exercer as funções normais do dia a dia, Martin (Mikkelsen) e três outros amigos que trabalham como professores de ensino médio, decidem começar a beber antes de ir para o trabalho. As consequências disso? Sim, são exatamente essas que você imaginou!

Tirando toda a previsibilidade desse filme, eu, como professor, acho essa premissa absurda demais para conseguir sustentar um filme de duas horas. Martin, o protagonista, é um péssimo professor, ele senta e lê trechos da matéria para os alunos, trechos errados ainda por cima, confundindo a matéria e errando os eventos que ele precisa abordar (detalhe: é um professor de História). Mas no filme, toda essa falta de didática e de metodologia de resolve com álcool. Após beber, Martin magicamente começa a preparar melhor as aulas e se torna um ótimo professor.

E veja, a questão não é uma questão motivacional, você pode até falar “ah, mas antes de beber Martin não tinha motivação”, não! Não é esse o caso, porque ele só bebe no banheiro da escola antes de entrar nas aulas, ou seja, toda a preparação exigida para uma boa aula é feita com ele sóbrio. Só por isso já não consigo levar esse filme a sério – e olha que o filme tenta se levar super a sério DEMAIS e fazer um dramalhão sempre que pode, ainda mais com a cara de sofrimento que não sai do rosto de Mikkelsen. Quando os professores precisam enfrentar as consequências desse experimento sem pé nem cabeça, então, só piora. E o filme chega a abordar o real problema por trás do uso frequente do álcool por pessoas infelizes, ou melhor, o motivo da infelicidade das pessoas? Nem se esforça pra isso.

Nota 3!

Esse celebração à mediocridade masculina ainda não importada da Dinamarca ainda não está disponível para streaming ou para aluguel no Brasil.


Veja também:

Um comentário em “ANOTHER ROUND – 2020

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: