TOKYO GIRL – 2016/17

Sabe aquelas joias raras que você encontra escondidas nas profundezas de uma plataforma de streaming e que parece ser uma série que só você assistiu, mais ninguém? Essa é exatamente a descrição da fabulosa Tokyo Girl (東京女子図鑑 ou Tokyo Joshi Zukan, no original), uma série de apenas uma temporada de 11 episódios disponível na Amazon Prime Video, que é tão desconhecida que é até difícil encontrar informações sobre ela online. O que posso dizer é que ela foi criada pela cineasta e diretora Yuki Tanada, foi produzida pela Watanabe Entertainment e é distribuída pela Amazon ao redor do mundo desde 2018. A série conta a história de Aya (interpretada pela ótima Asami Mizukawa), uma jovem criada em uma cidade pequena, mas que sonha em morar em Tóquio e ter uma vida de causar inveja às pessoas. Acompanhamos então a tentativa de Aya de alcançar sucesso e riqueza na cidade grande, seus empregos, seus romances e amadurecimento.

Pela premissa simples e pouco original, Tokyo Girl parece ser só mais uma daquelas muitas histórias de garota da cidade pequena que quebra a cara na cidade grande até que consegue chegar onde quer. Mas não é esse o caso aqui! A ida de Aya para Tóquio é, sim, cheia de obstáculos e de expectativas frustradas, mas, ao mesmo tempo, é um sonho que se realiza aos poucos. As ambições da jovem, apesar de parecerem superficiais, são muito mais parecidas com as nossas ambições reais do que imaginamos, e a série é muito crua e honesta aos falar desses desejos. Não só Aya, como outros personagens menores ou até mesmo figurantes se mostram pessoas de verdade, com qualidades e defeitos, acertos e erros, desejos e medos.

Nesse contexto, uma das coisas que Tokyo Girl melhor consegue retratar são as dúvidas que aparecem quando estamos no meio do caminho, a insegurança de que nossos desejos do passado não sejam mais os desejos que temos no presente, muito menos os que teremos no futuro. E assim acompanhamos anos da vida de Aya, suas muitas mudanças por diferentes classes sociais, diferentes bairros da capital japonesa e, principalmente, diferentes necessidades e emoções. Tudo isso com um texto rico, realista e muito bem escrito, atuações sólidas e uma belíssima fotografia cheia das mais incríveis imagens de Tóquio, que traduzem de forma maravilhosa os sentimentos da protagonista.

Nota 10!

Tokyo Girl está disponível na Amazon Prime Video, mas vai ser preciso por o inglês em prática para ler as legendas (ou o japonês, para entender o áudio), porque até o momento a série não tem dublagem nem legenda em português.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: