TODAS ESSAS NOITES SEM DORMIR – 2016

Um filme polonês tão indie que toca até Rodrigo Amarante! Esse é o maravilhoso Todas Essas Noites Sem Dormir (Wszystkie nieprzespane noce no original em polonês e All These Sleepless Nights na versão em inglês), uma docuficção, ou seja, um filme que mistura documentário e ficção na sua narrativa. Dirigido por Michał Marczak, a obra conta a história dos amigos Krzysztof e Michal, cuja amizade existe na vida real. Os rapazes são estudantes de arte que dividem apartamento e passam grande parte das suas noites indo a festas nas redondezas de Varsóvia. No auge dos deus vinte e poucos anos, os jovens procuram aproveitar a vida de forma intensa, vivem amizades e relacionamentos, têm discussões filosóficas e navegam sem rumo em suas novas existências como adultos.

O filme traz vários temas que envolvem os espectadores. A primeira imagem de Todas Essas Noites Sem Dormir mostra o conceito psicológico de “reminiscence bump”, ou “lombada de reminiscência”, que é a tendência de adultos mais velho (após os 40 anos, geralmente), de se recordarem com mais detalhes de fatos da adolescência e do início da vida adulta. Isso já deixa claro que o filme quer mostrar o quão importante são os fatos que acontecem nessa fase das nossas vidas e os impactos que eles nos causam. Além disso, o filme impressiona ao misturar ficção com realidade e no drama sutil (e ao mesmo tempo marcante) causado pela chegada de Eva, uma ex-namorada de Michal que começa a se envolver com Krzysztof.

O efeito que Todas Essas Noites Sem Dormir causa é surpreendente, ele evoca uma nostalgia pela vida, pela urbanidade, pela sociabilidade da juventude (ainda mais em tempos de pandemia). As cenas são belíssimas e maravilhosamente editadas, dando uma fluidez impressionante ao filme, que combina muito bem com a forma com a qual os personagens caminham pelas ruas em busca de novas aventuras. O filme também contribui para a fascinação que a noite nos causa – há algo mágico em permanecer acordado enquanto o mundo dorme, e é esse o sentimento que esse documentário ficcional nos traz. Por fim, as músicas de Todas Essas Noites Sem Dormir são deliciosas e colaboram para criar esse clima de juventude a flor da pele.

Nota 10!

Todas Essas Noites Sem Dormir não está disponível em streamings ou sites de aluguel de filmes do Brasil.


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: