OS 7 DE CHICAGO – 2020

Os 7 de Chicago (The Trial of the Chicago 7, no original em inglês) é um drama histórico que narra os eventos do julgamento de oito homens que participaram de protestos contra a Guerra do Vietnam durante a convenção do Partido Democrata em Chicago, no ano de 1968. Apesar do complexo contexto histórico e dos diversos aspectos sociopolíticos envolvidos, o diretor e roteirista Aaron Sorkin simplifica a história para que ela possa ser consumida em 2 horas e 10 minutos. A trama Abbie Hoffman (vivido por Sacha Baron Cohen, numa atuação fabulosa) e Tom Hayden (um Eddie Redmayne mediano), dois dos oito indiciados por conspiração. Além deles, tem destaque também Yahya Abdul-Mateen II, como Bobby Seale, o oitavo acusado que passa grande parte do julgamento argumentando que ele não deveria estar ali.

Focando no drama legal e com momentos de humor, Os 7 de Chicago utiliza todo seu tempo de execução para discorrer acerca dos principais acontecimentos dos vários meses de julgamento daqueles oitos homens (e por isso o filme deveria se chamar The Trial of the Chicago 8). A direção em si não é um trabalho excepcional, já a fotografia e a edição merecem mais destaques. É muito bem feito o uso de imagens reais da época. Alguns momentos do filme nos trazem flashbacks relevantes que detalham o que se passava durante os protestos, mas em outros pontos gastam tempo demais com histórias desnecessárias.

O roteiro trabalha para criar personagens que lembrem suas versões da vida real, embora mais estereotipadas, que se salvam graças às boas interpretações, principalmente do “hippie” interpretado por Baron Cohen e do juiz racista e inescrupuloso interpretado brilhantemente por Frank Langella. Por outro lado, Joseph Gordon-Levitt, como parte da acusação, não só tem uma atuação fraca, como o roteiro quase o transforma em um “white savior”, bem diferente do advogado perverso da vida real. Mas como a história é envolvente e o filme consegue transmitir a sensação de injustiça e angústia vivida por aqueles homens que lutam contra um sistema injusto e opressor – o que reflete muito bem a sensação de 2020 em grande parte do mundo – o resultado final acaba sendo emocionante e comovente.

Nota 7!

Os 7 de Chicago é um filme original Netflix e pode ser assistido na plataforma.


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: