PLURIBUS (PLUR1BUS) – 2025

Tenho um fascínio por séries que conseguem te fazer chorar e rir ao mesmo tempo, ainda mais usando um gênero inesperado para isso. E quando o Vince Gilligan (o cérebro por trás de Breaking Bad e Better Call Saul) anunciou que estava criando uma série pós-apocalíptica com Rhea Seehorn, a gente sabia que não seria só mais uma história de fim de mundo. Pluribus é única, e é exatamente por isso que é tão marcante.

Pluribus (ou PLUR1BUS, como estilizado) estreou em novembro de 2025 no Apple TV. A série de ficção científica e suspense, repleta de drama e com toques de comédia de humor ácido foi criada e produzida por Vince Gilligan. A protagonista é a incrível Rhea Seehorn no papel da autora Carol Sturka. O elenco conta ainda com Karolina Wydra e Carlos-Manuel Vesga.

Na série, o mundo como o conhecemos acabou, mas de um jeito… pacífico. A maior parte da humanidade foi afetada por um vírus extraterrestre que os uniu numa mente coletiva, tornando todos eternamente felizes e contentes. A trama segue a autora Carol Sturka, uma das únicas 13 pessoas imunes a essa “União”. O desafio de Carol é sobreviver à solidão e ao luto num mundo onde todos, menos ela, estão alegremente assimilados e querem, amigavelmente, que ela se junte a eles.

Mas afinal, num mundo onde todos estão felizes e em paz, a “dor” de ser um indivíduo isolado não seria a única forma honesta de humanidade que nos restou?

Essa é somente uma das muitas perguntas que a série nos faz. Enquanto a essência de Pluribus é um suspense psicológico disfarçado de ficção científica, sua narrativa traz uma história profunda sobre a dor, a tristeza e as pressões do mundo sobre nós, mesmo que a ameaça, nesse caso, seja a felicidade coletiva. A série não está interessada no apocalipse; está interessada em como a individualidade se torna um fardo (e um superpoder) quando a sociedade exige a sua rendição emocional. É uma reflexão sobre a resiliência e a necessidade humana de não estar sozinho, mas de forma autêntica.

Como falei anteriormente, Pluribus é única, misturando a tensão do suspense e da ficção científica com o drama emocional pesado, nos fazendo chorar e rir ao mesmo tempo, o que é um feito e tanto. A atriz principal, Rhea Seehorn, está excelente no papel da cética e solitária Carol, entregando uma atuação sutil e potente. A narrativa, mesmo que às vezes pareça monótona e deliberadamente lenta para nos forçar a sentir a solidão da protagonista, nos faz enxergar a luta dela e nos identificarmos profundamente com a personagem, que se recusa a ser feliz sob coerção.

Nota 9.

Pluribus está disponível no Brasil através do streaming Apple TV. 🎥


Veja também:



Descubra mais sobre Legenda Sincronizada

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑