NIGHTMARE ALLEY – 2021

O mais novo filme do aclamado diretor mexicano Guillermo del Toro, Nightmare Alley (O Beco do Pesadelo, na versão em português do Brasil) é um suspense psicológico neo-noir baseado no livro do mesmo nome escrito pelo autor estadunidense William Lindsay Gresham em 1946. É a segunda adaptação do romance após o clássico de 1947 dirigido pelo britânico Edmund Goulding. Ambientado nas décadas de 30 e 40, a história do filme acompanha o vigarista Stanton “Stan” Carlisle (vivido por Bradley Cooper), um homem que vive de trapaças extorquindo pessoas com seu truque mentalista num pequeno circo de horrores. Lá ele encontra a jovem Molly (interpretada por Rooney Mara), por quem se apaixona e que acaba se tornando sua parceira nos truques. Aos poucos, a ambição leva Stan a buscar novos desafios e praticar golpes ainda mais ousados. É quando ele encontra a igualmente gananciosa psiquiatra Lilith Ritter (vivida por Cate Blanchett) que vai se mostrar ainda mais perigosa que o médium golpista.

Indicado a quatro categorias do Oscar 2022, Nightmare Alley é certamente um filme bem feito, como é se se esperar de Guillermo del Toro, um dos realizadores mais respeitados da atualidade. A maioria dessas indicações é compreensível, como pode exemplo Melhor Figurino e Melhor Design de Produção. O filme é realmente de encher o olhos e faz um excelente trabalho técnico para emular o estilo dos anos 30 e 40. O mesmo vale para as atuações, uma vez que temos aqui um elenco excelente e extremamente afiado. Ainda assim, o filme tem defeitos que não podem deixar de ser notados. A história é demasiadamente longa e aborda muitos momentos da vida do protagonista, mais do que o necessário. Isso acabada fazendo com que o conflito final pareça muito isolado do restante do história. Além disso, devido a natureza da trama, é difícil simpatizar com o personagem principal ou mesmo com seus antagonistas, o que acaba nos distanciando da narrativa por falta de identificação.

Nota 5.

No momento da publicação deste artigo, Nightmare Alley ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: