WAITRESS – 2007

Uma comédia dramática escrita e dirigida por Adrienne Shelly na sua estreia comandando um filme de longa-metragem, Waitress também traz a cineasta num papel secundário como a adorável garçonete Dawn. A protagonista, no entanto, é a garçonete e confeiteira Jenna, vivida pela sempre espetacular Keri Russell. O filme foi produzido em 2006 e estreou no Festival de Sundance de 2007, alguns meses após a trágica morte Shelly. Waitress (que em português leva o título de Garçonete) narra as aventuras da infeliz Jenna enquanto ela tenta mudar de vida. A jovem vive um casamento infeliz com o abusivo marido Earl (interpretado por Jeremy Sisto) e trabalha num loja de tortas onde ela também cria sobremesas de sabores inusitados com nomes baseados em momentos de sua vida, uma tradição que ela herdou de sua mãe. Quando Jenna acredita ter juntado dinheiro o suficiente para abandonar seu marido e começar uma vida nova bem longe dali, uma gravidez inesperada e indesejada pode colocar seu plano a perder.

Mesmo Waitress sendo um filme de 2007 e tendo Keri Russell como protagonista, uma das minhas atrizes favoritas, sempre adiei assistir esse filme por saber das tristes circunstâncias do seu lançamento. A triste perde de Adrienne Shelly, assassinada em novembro de 2006, traz ainda mais impacto para essa história tão bonita escrita por ela. O foco na busca por sonhos e a amizade entre as três garçonetes da trama, Jenna (Russell), Dawn (Shelly) e Becky (Cheryl Hines) são os pontos destaques de Waitress, que é muito bem dirigido e editado. A história em si parece até ser mais antiga, o filme nos traz uma atmosfera quase que dos anos 90, principalmente no que diz respeito às relações entre as personagens, o que pode parecer um pouco datado. Ainda assim, o desenvolvimento da narrativa é consistente e fora no empoderamento de Jenna, o que é muito bem-vindo, com algumas falas que trazem bastante emoção e deixam um impacto forte. Mesmo sendo um pequeno filme independente, Waitress inspirou a criação de um musical com o mesmo nome em 2015 cujas música foram escritas pela cantora e compositora Sara Bareilles.

Nota 9!

No momento da publicação deste artigo, Waitress está disponível para streaming no Telecine. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: