SUSPIRIA – 1977

Nem todo mundo sabe, mas o cinema italiano tem um enorme universo de filmes de terror dos mais diversos subgêneros. A Itália inclusive tem o seu próprio subgênero de terror, o “giallo”: histórias de detetive que unem suspense e mistério, geralmente protagonizadas por mulheres e que incluem um assassino anônimo revelado no último ato do filme. As obras de giallo são também muito sangrentas e envolvem algum nível de erotismo, enquanto visualmente costumam usar cores fortes e ângulos inusitados. Embora Suspiria seja um terror sobrenatural e não necessariamente de detetive, muitos críticos o incluem na categoria de giallo por outros aspectos técnicos e pelas mortes sangrentas, por exemplo. O filme em si conta a história da jovem dançarina estadunidense Suzy Bannion (vivida pela ótima Jessica Harper) que se muda para uma escola de dança na Alemanha. Enquanto vive na escola com as colegas e professoras, a garota começa a testemunhar diversos acontecimentos bizarros e assustadores, incluindo assassinatos inexplicáveis. É quando ela percebe que pode haver um terrível segredo por traz das paredes da famosa escola de dança.

Dirigido e co-escrito pelo aclamado e influente cineasta italiano Dario Argento, famoso pelos seus inúmeros filmes de terror e giallo, Suspiria é um icônico e aterrorizante filme inspirado numa coleção de ensaios chamada Suspiria de Profundis, do escritor inglês Thomas De Quincey. A obra é frequentemente incluída em listas de melhores filmes de terror de todos os tempos por sua forma intrigante de desenvolver a narrativa e por ser visualmente impactante. Por mais que o enredo seja simples até demais, o clima de mistério é bem conduzido com a ajuda de uma incrível trilha sonora composta pela banda de punk rock italiana Goblin, em colaboração com o próprio Argento. A música é extremamente eficaz e tem uma característica arrepiante e etérea ao mesmo tempo, combinando com a atmosfera da história e com o visual colorido que tenta emular um sonho confuso. Somado a isso, temos uma direção competente com atuações sólidas e cenas realmente horripilantes que cimentam o filme como um clássico do terror.

Nota 8!

No momento, Suspiria (de 1977, não o remake de 2018) está disponível para streaming na Amazon Prime Video e no Oldflix. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, você pode clicar em JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: