JAWS – 1975

Um dos maiores divisores de água na história do cinema, Jaws (que em português leva o título de Tubarão) é considerado por muitos o primeiro blockbuster de todos os tempos. O filme dirigido por Steven Spielberg, que foi um sucesso de crítica e um sucesso ainda maior de público (batendo todos os recordes de bilheteria da época), foi o primeiro a usar uma série de estratégias importantes até hoje para o sucesso do cinema de Hollywood, que busca altos lucros através de histórias de ação e aventura com conceito simples, lançados durante o verão do hemisfério norte em milhares de salas de cinema e com gigantesco ênfase em promoção e marketing. No filme, que é baseado no livro de Peter Benchley publicado em 1974, um ameaçador tubarão-branco que se alimenta de pessoas começa a aterrorizar os banhistas numa pequena cidade litorânea. É aí que o chefe de polícia Martin Brody (vivido por Roy Scheider) decide caçar o animal com a ajuda do biólogo marinho Matt Hooper (interpretado por Richard Dreyfuss) e do caçador de tubarões profissional Quint (vivido por Robert Shaw).

Além de todo o sucesso de Jaws devido às estratégias de lançamento, é preciso dar crédito ao talento das pessoas envolvidas na produção do filme em si. E nesse caso, com certeza o maior destaque vai para o talentoso e inventivo Steven Spielberg, cuja fama foi catapultada pelo filme, fazendo com que seu nome se tornasse, por muito tempo, sinônimo de megaproduções de sucesso. Realmente, o trabalho de Spielberg no filme foi imprescindível para guiar essa simples história de suspense rumo ao êxito. O clima de tensão criado com o trabalho de câmera auxiliado pela magistral trilha sonora e a autenticidade de filmar cenas no oceano trazem uma sensação de ameaça realista para a trama que transborda perigo a qualquer momento. Mesmo com as limitações da época, o filme foi inovador no uso de efeitos visuais práticos que, ainda assim, são um dos aspectos mais criticados no filme. Muitas vezes, a artificialidade do tubarão fica muito óbvia e acaba tirando um pouco da magia do momento. Talvez o maior crédito do filme seja fazer com quem o espectador se assuste mais com a possibilidade da presença de um tubarão, mesmo que ninguém o veja, do que com a sua presença real. De qualquer forma, é impossível deixar de se envolver nessa história assustadora que revolucionou o cinema como poucas.

Nota 8!

No momento, Jaws está disponível para streaming na Netflix, Amazon Prime Video, Now, Oi Play, Paramount+ e Telecine, além de aluguel no Google Play e no iTunes. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, você pode clicar em JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: