TRANSTORNO EXPLOSIVO – 2019

Um dos filmes alemães mais elogiados de 2019, Transtorno Explosivo (Systemsprenger, no original em alemão e System Crasher no inglês) chegou ao mercado norte-americano neste ano e continuou recebendo ótimas críticas. O longa de estreia da jovem diretora alemã Nora Fingscheidt conta a história de Benni, uma garotinha de 9 anos de idade que sofre com surtos de raiva frequentes. Os ataques de Benni fizeram com que a sua mãe, Bianca, a levasse para institutos especiais do governo alemão, onde a menina é cuidada até que ela encontre uma família adotiva. O comportamento agressivo de Benni, no entanto, faz com que ela seja expulsa de todos os institutos e também diminui as possibilidades de adoção. O que a jovem mais deseja, contudo, é voltar a morar com a sua mãe e seus dois irmãos, mas além do medo que Bianca tem da própria filha, há o fato de que o atual parceiro dela não se dá nada bem com a enteada. A esperança de Benni está em Michael, um especialista em tratar crianças violentes que tem métodos pouco convencionais.

Transtorno Explosivo é sem dúvidas um dos filmes mais difíceis que assisti recentemente. A atuação de Helena Zengel, na pele da pequena Benni, é magistral e absolutamente convincente (ela estará no filme News of the World, com Tom Hanks, em breve)! Seus ataques de raiva são assustadores deixam os espectadores desconfortáveis, afinal o filme mostra como os traumas da menina deixaram marcas profundas e sabemos que, no fundo, se trata de uma criança em busca de amor. Ao mesmo tempo, a falta de controle dos acontecimentos causa uma inquietação e uma frustração constantes. O esforço e a ambição da diretora são admiráveis e resultam num lindo filme, embora o último ato, que foca na relação entre Benni e Michael, tenha me perdido de alguma forma. Ainda assim, é uma história muito eficaz que consegue levar a fúria da criança ao espectador. Mesmo sendo difícil de assistir, é uma obra cativante.

Nota 8!

No momento da publicação deste artigo, Transtorno Explosivo está disponível para streaming no Telecine ou para aluguel no iTunes do Brasil. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: