
Triangle of Sadness (Triângulo da Tristeza, em português do Brasil) é uma comédia satírica de humor ácido internacionalmente coproduzida. A obra foi escrita e dirigida pelo cineasta sueco Ruben Östlund, em sua estreia no cinema em língua inglesa. O filme conta com um grande elenco liderado por Harris Dickinson, Charlbi Dean, Dolly de Leon, Zlatko Burić, Henrik Dorsin, Vicki Berlin e Woody Harrelson. Ele teve sua estreia mundial no Festival de Cannes de 2022, em 21 de maio de 2022, onde recebeu uma ovação de pé de oito minutos e ganhou o prêmio máximo do festival, a Palma de Ouro. A trama de Triangle of Sadness segue um casal de celebridades, os modelos Carl (Dickinson) e Yaya (Dean), que são convidados para um cruzeiro de luxo com uma verdadeira colução de passageiros super-ricos das mais diferentes origens. A princípio, tudo parece muito lindo e instagramável, mas o cruzeiro termina de forma catastrófica e o grupo se vê preso numa situação inimaginável onde os passageiros vão passar por situações que nunca antes viveram. É o filme que marca a última atuação da talentosíssima Charlbi Dean antes de sua morte prematura em agosto de 2022.
Triangle of Sadness completa uma trilogia de filmes de 2022 em que pessoas ricas em barcos chegam a uma ilha onde as coisas dão muito errado (juntamente com Glass Onion e The Menu) e, sinceramente, eu poderia assistir mais 50 filmes com essa mesma premissa. Triangle of Sadness é talvez o mais forte desses três filmes, com comentários sociais ferozes e uma narrativa inteligente, mesmo que às vezes seja muito óbvia. Poderia haver mais sutilieza em alguns momentos, claro, mas a ideia do filme é justamente ser agressivo e direto, talvez porque muita gente precise disso. Quanto ao elenco, realmente me encantei com atuações de todos, sem exceções. Além disso, o roteiro afiado na maior parte do tempo e as escolhas da direção muitas vezes criativas e surpreendentes, ajudam no desenvolvimento da história. Mesmo não sendo perfeito – não tenho tanta certeza se a crítica de gênero funciona em relação à dinâmica de relacionamento entre Yaya e Carl, por exemplo – é um filme que vale a pena.
Nota 9.
No momento da publicação deste artigo, Triangle of Sadness está disponível para streaming na Amazon Prime Video ou nas plataformas de aluguel do Brasil. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥
Veja também:
Deixe um comentário