ARÁBIA – 2017

Graças ao festival online Mostra 10 Olhares eu tive a chance de assistir Arábia, esse ótimo filme brasileiro de 2017 dirigido por João Dumans e Affonso Uchôa. E o mais engraçado foi que assisti a ele no dia seguinte à cerimônia do Oscar em que Nomadland, a fantástica obra de Chloé Zhao, ganhou o Oscar de Melhor Filme. Engraçado justamente porque são filmes com temáticas parecidas. Há diversos paralelos que podem ser traçados entre as duas histórias, ambas apontando para alguns do muitos problemas do capitalismo tardio que vivemos. Arábia conta a história de um homem pobre chamado Cristiano, que passou diversos anos de sua vida adulta migrando entre cidades do estado de Minas Gerais, pulando em um emprego para outro na tentativa de conquistar melhores condições de vida.

Arábia é um filme que toma seu tempo, que começa aos poucos a contar uma história mergulhando em cada cena, como se cada momento fosse um universo. Ele leva mais de 20 minutos para realmente começar a desenrolar a trama do verdadeiro protagonista do filme, por exemplo, o que pode parecer cansativo, mas traz um resultado muito interessante. Esse é um drama com uma história ambiciosa e que traz uma mensagem muito urgente, que é bem transmitida graças a um enredo inteligente e uma abordagem criativa. Ao mesmo tempo, o texto é um pouco irregular e às vezes as atuações deixam a desejar. Também há muita história tentando ser contada em apenas 98 minutos, então, obviamente, sentimos que muita coisa acaba ficando de fora. De todo jeito, Arábia tem um resultado satisfatório e é com certeza uma experiência positiva cheia de momentos impactantes.

Nota 7!

Arábia (assim como outros ótimos filmes brasileiros, como As Boas Maneiras), está disponível até dia 30 de abril no site da Mostra 10 Olhares!


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: