TIMBUKTU – 2014

Um drama impactante dirigido pelo diretor mauritânio radicado em Mali, Abderrahmane Sissako, Timbuktu é um dos filmes africanos mais elogiados e premiados da última década. Filmando em grande parte na Mauritânia, a história do filme se passa na cidade de Timbuktu, no Mali, e narra a ocupação do local por forças islâmicas jihadistas em 2012. Dessa forma, o filme traz histórias de diversos personagens que habitam a região, mesmo que sem conexão direta uns com os outros, mas todos afetados pela presença jihadista que começa a impor severas leis baseadas na versão mais fundamentalista da Sharia, o código de leis islâmicas. O foco do filme, todavia, é uma família que vive da criação de gado e de cabras nos arredores de Timbuktu, que após uma morte acidental, se vê vítima das novas leis.

Com imagens impressionantes do deserto e de todas as suas belezas naturais, a fotografia de Timbuktu é um dos grandes destaques do filme. Acompanhando as belíssimas imagens, a obra traz também uma incrível trilha sonora. Além disso, as atuações dos personagens principais, como a de Ibrahim Ahmed dit Pino, também merecem elogios – elas são honestas e simples, trazendo um tom ainda mais realista para a história, que por sua vez é muito bem elaborada. Ao acompanhar os habitantes de Timbuktu, assistimos à constante perturbação causada pelas novas leis impostas ao local. A proibição da música, do futebol, a obrigação do uso de luvas por todas as mulheres, leis que a população não entende e não julga sensatas, sem falar nas severas punições, que incluem chibatadas e morte por apedrejamento. A conclusão das histórias é o único ponto do filme que deixa a desejar, pois parece um pouco anticlimática, apesar de impactante e comovente.

Nota 8!

Timbuktu, que foi o indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro pela Mauritânia, está disponível para streaming no Looke e para aluguel ou compra no Looke e no Google Play.


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: