IT – 2017

Tão assustador quanto esse filme de terror é saber que o clássico livro de Stephen King não teve uma adaptação para os cinemas até 2017, sendo que a obra do escritor é de 1986. Há uma minissérie de 1990 baseada no romance de terror, mas o primeiro longa-metragem que traz essa história macabra para as telonas do cinema é It, de 2017, que em português leva o título de It: A Coisa. Dirigido por Andy Muschietti, o filme conta a história de um grupo de crianças numa pequena cidade do interior do estado do Maine, nos Estados Unidos. Além de precisarem lutar contra os diversos problemas que afetam as suas infâncias conturbadas, esses jovens vão ter que enfrentar uma terrível força maléfica que vem há anos causando mortes na cidadezinha em que vivem. Enquanto lutam contra a demoníaca “coisa” que os aterroriza, que se manifesta na forma do tenebroso palhaço Pennywise, o grupo vai precisar superar inúmeros obstáculos do amadurecimento tão assustadores quanto o palhaço que habita os esgotos da região.

Também chamado de It: Chapter One ou It: Part 1 – The Losers’ Club, o filme adapta a primeira metade do livro de Stephen King (a sequência, que finaliza a história, foi lançada em 2019 com o nome It Chapter Two). Mesmo abordando os eventos de metade do romance, o filme acaba tendo mais de duas horas de duração, pois tenta dar detalhes sobre as vidas de diversos personagens, seus contextos e suas personalidades. Ele consegue fazer isso, em partes, mas em contrapartida, nos entrega uma narrativa lenta, arrastada e bastante repetitiva. Os medos são bem trabalhados, tanto os reais quanto os sobrenaturais, embora se forma um pouco forçada. Há cenas incrivelmente tensas principalmente no primeiro ato do filme, com ótimos efeitos especiais e uma dose considerável de violência. Pennywise, o icônico palhaço da história que atormenta os personagens, é sem dúvidas um dos vilões mais impactantes do universo do terror, e o filme ajudou a cimentá-lo nessa posição, com maquiagem e feitos visuais bem feitos e uma excelente interpretação do ator Bill Skarsgård.

Nota 5!

No momento, It está disponível nas plataformas oficiais de streaming da HBO Max e do Globoplay ou de aluguel do iTunes, Google Play, Looke e Microsoft Store. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, você pode clicar em JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: