SWEAT – 2021

Mais um dos diversos filmes selecionados para o Festival de Cannes de 2020 que infelizmente teve que ser cancelado devido à pandemia de covid-19, Sweat (que em português recebe o título de Suor) é um filme polonês dirigido e escrito pelo cineasta sueco Magnus von Horn. O drama – que tem pequenas pitadas de suspense – conta a história de Sylwia (vivida pela excelente Magdalena Koleśnik) ao longo de um período de três dias. A jovem é uma influenciadora digital em ascensão que foca seus conteúdos no universo fitness. Porém, no decorrer desses dias, temos uma visão mais próxima de detalhes da estressante rotina da garota e de como, apesar de seus 600 mil seguidores nas redes sociais, ela ainda se sente sozinha e desamparada a maior parte do tempo.

Sweat é um filme espetacularmente dirigido, muito bem escrito e com um tema muito em voga. Ele fala sobre um mundo que criticamos constantemente sem prestar muita atenção em todo esse aparato da mídia que pode ser extremamente desgastante. Portanto, podemos dizer que o filme é uma ótima tentativa de humanizar os influenciadores e tentar examinar alguns tópicos frequentemente ignorados neste universo, nem se seja por alguns instantes. Tecnicamente, sou um grande fã dessa obra! O trabalho da câmera é maravilhoso. Sim, leva algum tempo para se acostumar com a câmera trêmula e os close-ups exagerados, mas essas estratégias não são usadas em vão e realmente compensam. São através delas que a câmera transmite uma história pessoal e realista, como se fosse um documentário muito claustrofóbico sobre um treinadora energética e ao mesmo tempo muito cansada. Sendo assim, deixo meus parabéns a todos os envolvidos na filmagem deste lindo filme. E a trilha sonora incrível complementa muito bem o visual, com tomadas de cenários urbanos poloneses que parecem realmente contemplativas, como quando você está dirigindo por uma cidade pensando em nada, apenas olhando para sua paisagem e percebendo como ela é diferente de como você lembrava. Devemos também cumprimentar Magdalena pelo incrível trabalho que fez como a protagonista Sylwia, que por sinal, é o primeiro longa-metragem da atriz. E a história, embora bastante simples, é também muito eficaz. Talvez pudéssemos ter explorado melhor as crises da vida da personagem principal, mas o vislumbre que tivemos foi o suficiente para este conto de fama e solidão da vida contemporâneo.

Nota 8!

No momento, Sweat está disponível para streaming no Mubi. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, você pode clicar em JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países para conferir de forma atualizada onde assisti-los!


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: