SONGS MY BROTHERS TAUGHT ME – 2015

O primeiro longa-metragem da atual ganhadora do Oscar de Melhor Direção e de Melhor Filme por Nomadland (2020), a talentosíssima Chloé Zhao, Songs My Brothers Taught Me (que tem o mesmo título em português), é um drama que se passa no coração dos Estados Unidos e aborda um tema que raramente é visto nas telas do cinema. Com roteiro também de Zhao, o filme conta a história de dois irmãos, Jashaun e Johnny Winters (vividos por Jashaun St. John e poe John Reddy respectivamente). Eles vivem com a mãe solteira (interpretada por Irene Bedard) numa reserva indígena norte-americana chamada Pine Ridge, enquanto o pai dos jovens vive de forma quase nômade e bem distante da família. Com a morte inesperada do pai, no entanto, Jashaun e Johnny começarão a buscar alternativas para suas vidas na reserva, principalmente John, que almeja viver em Los Angeles, mesmo que isso signifique deixar para trás a irmã e pessoa mais importante de sua vida.

Para aqueles que assistiram recentemente à Nomadland, obra que consagrou Chloé Zhao como uma das vozes mais respeitadas do cinema atual, Songs My Brothers Taught Me é fácil de reconhecer como outro produto da diretora e roteirista (além de editora e produtora do filme, como Zhao geralmente atua em suas obras). O filme de 2015 já deixa clara a enorme sensibilidade que Zhao possui ao contar histórias de pessoas que vivem às margens da sociedade, de membros de grupos que são esquecidos pela maioria de nós. É um trabalho distinto que captura muito bem o sentimento social e também individual das personagens, criando um retrato singular e muito honesto dos nativos indígenas no país que é hoje a maior potência econômica do planeta, fazendo com que nós nos perguntemos o motivo pelo qual existam tão poucos filmes sobre essas pessoas. A atuação é autêntica e sutil, muitos atores indígenas mantêm seus nomes reais na produção, inclusive. Além disso, a fotografia é maravilhosa e o diretor de fotografia, Joshua James Richards, que por sinal trabalhou também com Zhao em Nomadland e foi indicado ao Oscar, merece todos os elogios possíveis! Da mesma forma, a música de Songs My Brothers Taught Me é usada de maneira suave e muito efetiva, dando um clima quase mágico ao filme que deixa um impacto profundo e duradouro, mesmo na sua simplicidade.

Nota 9!

No momento, Songs My Brothers Taught Me está disponível nas em plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil.


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: