THE TRAGEDY OF MACBETH – 2021

Um filme da A24 e distribuído pela AppleTV+ que traz uma nova adaptação da famosa obra de William Shakespeare, The Tragedy of Macbeth é escrito e dirigido por Joel Coen em seu primeiro filme solo. Joel é conhecido por ter dirigido e escrito diversos outros filmes aclamados com seu irmão, Ethan Coen, mas dessa vez ele assina a obra sozinho. Com um elenco de estrelas, o filme reconta a história do bravo general escocês chamado Macbeth (vivido por um sempre sólido Denzel Washington) que recebe uma profecia de um trio de bruxas. Elas preveem que um dia ele se tornará rei da Escócia, despertando o desejo no homeme. Assim, consumido pela ambição crescente e estimulado por sua esposa, Lady Macbeth (interpretada por Frances McDormand), ele assassina o o atual monarca, Rei Duncan (vivido por Brendan Gleeson) e toma o trono escocês para si. Para se manter no poder, Macbeth se cerca de mentiras e é, ao poucos, tomado pela culpa e pela paranoia. Forçado a cometer mais e mais assassinatos para se proteger de inimizades e suspeitas, ele logo se torna um homem cada vez mais diferente do que fora um dia.

Aclamado pela maioria do críticos, The Tragedy of Macbeth se esforça para construir um universo minimalista para a tão conhecida obra da literatura britânica. E assim, usando o texto de Shakespeare sem muitas alterações, mas bem mais resumido, o filme não perde tempo e vai direto ao ponto, como se procurasse pela essência dos acontecimentos. Ao mesmo tempo, visualmente falando, os cenários são simplificados e, com ajuda de um preto e branco básico, tornam a ambientação tão direta e imediata quanto o texto. Mas, ao meu ver, nem tudo funciona muito bem. O texto resumido e acelerado não nos deixa passar muito tempo com as personagens, o que cria um distanciamento desnecessário e que se soma ao distanciamento da linguagem arcaica da peça que vem intacta para o filme. Visualmente, no entanto, o filme é belíssimo, mesmo que simples (ou talvez justamente pela simplicidade). Mas no fim das contas o sentimento é de que queremos apenas assistir, sem nem prestar atenção nas palavras sendo ditas pelos ótimos atores, como se estivéssemos numa galeria de arte. Assim, a história acabou ficando num segundo plano uma vez que não trouxe nenhuma identificação com as personagens.

Nota 4.

No momento da publicação deste artigo, The Tragedy of Macbeth está disponível para streaming na AppleTV+ do Brasil. Se você se interessou pelo filme e quer conhecer mais sobre ele, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd, uma rede social de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema. Além disso, já que os filmes estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:


Um comentário em “THE TRAGEDY OF MACBETH – 2021

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: