THE ONE AND ONLY IVAN – 2020

The One and Only Ivan, ou O Grande Ivan, na versão em português, é um filme dirigido pela britânica Thea Sharrock e produzido pela Disney, juntamente com a Jolie Pas, a produtora da Angelina Jolie. O filme é baseado no romance infantil de mesmo nome publicado em 2012, e que, por sua vez, é levemente inspirado em fatos reais. O enredo conta a história de Ivan, um gorilla muito inteligente e simpático que vive num pequeno circo dentro de um shopping center. Ivan divide o espaço com diversos animais, como Stella, uma elefante, e Henrietta, uma galinha, além de Bob, um cachorro vira-lata que, apesar de não fazer parte do circo, é um dos melhores amigos de Ivan. O local é gerenciado por Mack (Bryan Cranston), que tenta fazer com que as apresentações voltem a ter lucro, enquanto os animais planejam uma fuga para ir em busca de suas verdadeiras essências.

Os efeitos especiais do filme são ótimos, o que justifica a indicação do filme ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais. As atuações são sólidas e o trabalho de voz é bem feito, principalmente Sam Rockwell, como Ivan, e Angelina Jolie, que dubla Stella. A música do filme também é agradável, principalmente Free, que é cantada por Charlie Puth. Já a história é bastante confusa, e aqui vou focar na narrativa, e não no fato de que filmes com animais humanizados por si só já me incomodam. Há muitos personagens que não precisariam existir e arcos de histórias que são abandonados do nada, justamente por conta do excesso de temas que The One and Only Ivan tenta abordar. Para um filme de 90 minutos, ele parece querer abraçar o mundo, mas não faz nada muito bem feito, principalmente quando esboça uma tentativa de aventura durante a fuga dos animais. É realmente uma oportunidade perdida, porque a falta de foco do filme e os personagens com intenções contraditórias esvaziam uma mensagem que poderia ser muito mais impactante.

Nota 4!

Curiosamente, o final do filme traz um epílogo que conta alguns detalhes da história real na qual o filme se inspira, e essa história real daria um filme muito melhor que The One and Only Ivan. Ele está disponível para streaming na Disney+.


Veja também:

Um comentário em “THE ONE AND ONLY IVAN – 2020

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: