Lista de Curtas do Kinoforum 2020

Nessa semana começou online (devido à pandemia) o 31º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – o Curta Kinoforum. São 212 filmes de curta metragem e como a edição é online eles podem ser assistidos de todo o Brasil gratuitamente pelo site do festival!

A programação seleciona alguns curtas que ficam online por 24 horas para serem assistidos, depois entram outros. De qualquer forma, se você perder algum filme, ele volta uma semana depois. O festival começou no dia 20 e vai até dia 30. Aqui vai uma pequena lista dos curtas que eu assisti nos primeiros dois dias de festival e recomendo!

1. O Jardim Fantástico

Esse lindo curta dirigido por Fábio Baldo e Tico Dias (uma parceria de longa data) conta a história de uma professora indígena que implementa o uso da Ayahuasca com seus alunos – a ideia é ajudá-los se conectar com uma outra realidade. Essa incrível experiência transformadora para os alunos é retratada de forma mágica e sutil. Assim como o filme brinca com a ideia de quem está ensinando e quem está aprendendo na relação da professora com os alunos, ele também ensina algo valioso aos espectadores! O curta voltará a ficar disponível no dia 27 de agosto, às 19h!

2. Carne

Um curta que mistura animação com documentário narrado dirigido por Camila Kater, Carne é direto e honesto quando o assunto é a relação das mulheres com seus corpos e como elas são observadas pela sociedade em diferentes momentos de suas vidas. As histórias são fortes e a animações que acompanham cada uma delas são fabulosas. O curta voltará a ficar disponível no dia 27 de agosto, às 19h!

3. Inatibável

Um curta fantástico que relata o desaparecimento de Roberta, uma jovem trans, e a busca que sua mãe faz pela cidade. É um comentário inteligente sobre o mundo atual e os obstáculos impostos às vidas de pessoas trans no Brasil. Roberta parece ter tido o trágico destino de tantas outros mulheres trans violentadas nesse país, mas os diretores Matheus Farias e Enock Carvalho decidem ir além dessa dura realidade. O curta voltará a ficar disponível no dia 27 de agosto, às 19h!

4. Catiorros

O curta da diretora Halima Ouardiri mostra cenas de um enorme abrigo para cães no Marrocos onde cerca de 750 animais ficam confinados aguardando serem adotados. As cenas de cachorros entediados e fazendo companhia uns aos outros só é abalada nos momentos das refeições, quando eles ficam claramente mais agitados. Propositalmente, toda essa rotina remonta ao confinamento em massa de pessoas em diversas partes do mundo. O curta está disponível até às 19h do dia 22 e voltará no dia 28 de agosto, às 19h!

5. Weekend

Num final de semana, uma família iraniana se reúne e decide fazer um piquenique no parque. A princípio é só mais um passeio, os adultos levando as crianças para um almoço ao ar livre, mas o objetivo do passeio não é bem esse. A revelação ao final do curta e as decisões do ângulo da última cena são fortes e uma crítica incisiva do diretor Ario Motevaghe a comportamentos da sociedade do seu país de origem. O curta está disponível até às 19h do dia 22 e voltará no dia 28 de agosto, às 19h!

6. Nimic

Yorgos Lanthimos, como sempre, surpreende e perturba com um curta complexo sobre identidade e sobre nossos papéis sociais. Tudo começa quando um violoncelista (interpretado por Matt Dillon) encontra com uma estranha no metrô e pergunta as horas a ela. Logo em seguida as coisas tomam um rumo imprevisível e assustador. Doze minutos de muito suspense e tensão.

7. A Morte Branca do Feiticeiro Negro

Um filme forte e intenso que, apesar de durar apenas 10 minutos, vai ecoar por muito tempo na sua mente. Nesse curta, que nos leva a uma viagem poética e quase espiritual, imagens de um passado não tão distante são confrontados com as palavras de um carta verdadeira escrita por um escravo, Timóteo. Embora os ela tenha sido escrita na Salvador de 1861, sua mensagem é mais relevante do que nunca e jamais deve ser esquecida.


Ao longo dos dias do Festival, novos curtas serão adicionados à lista. Para a programação completa do Kinoforum, clique aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: