MEN – 2022

Após um tempo de férias e longe dos filmes, decidi voltar assistindo meu gênero favorito: o terror dramático. Ainda mais quando esse filme é do badalado diretor, roteirista e escritor Alex Garland, cujos últimos trabalhos têm sido bastante elogiados – principalmente no universo dos filmes independentes. Nesse contexto, a A24 lançou Men (ainda sem título na versão em português do Brasil), que é um filme de terror folk escrito e dirigido por Garland. A obra é estrelada pela sempre excelente Jessie Buckley, que vive Harper Marlowe, uma mulher viúva que viaja de férias para uma vila rural, mas fica perturbada e atormentada pelos homens estranhos na região, todos interpretados por um incrível Rory Kinnear. Após uma tragédia pessoal traumática, Harper decide ir sozinha para um retiro no meio de um belo campo inglês, na esperança de encontrar um lugar para se curar e colocar a cabeça no lugar. Mas alguém ou algo da floresta ao redor parece estar perseguindo a jovem viúva. Aos poucos, o medo do desconhecido vai se tornando cada vez mais familiar e, o que era para ser uma forma de esquecer o passado, acaba se tornando uma visita aos terrores mais profundos da vida da mulher.

Ao finalizar Men, a minha conclusão foi de que o novo drama de terror de Alex Garland era exatamente o que eu esperava que fosse – tanto no lado bom e quanto no lado ruim. Não tão sutil quanto o magnífico Ex Machina e não tão complexo quanto o bom (que poderia ser melhor) Annihilation, Men consegue trazer elementos bastante interessantes e aspectos reconhecíveis que fazem sentido na evolução da carreira de Garland como um todo. Ele é um autor/diretor que gosta de brincar com metáforas e trazer comentários sociais contundentes, mesmo que com uma execução um pouco irregular algumas das vezes. Nesse sentido, um dos problemas do filme é que ele pode parecer um pouco óbvio demais com suas metáforas – um problema que geralmente me faz detestar uma obra! Mas embora essa falta de sutileza possa nos distrair do ponto principal do filme, Men ainda faz um bom trabalho ao entregar algumas reflexões poderosas sobre a natureza humana e a construção da masculinidade. Além disso, as atuações da extraordinária dupla de atores Jessie Buckley e Rory Kinnear ajudam a elevar o filme como um todo.

Nota 7!

No momento da publicação deste artigo, Men ainda não está disponível nas plataformas oficiais de streaming ou de aluguel do Brasil. Se você se interessou por essa obra e quer conhecer mais sobre ela, incluindo outras opiniões, abaixo você encontra o link para o Letterboxd e para o TvTime, que são redes sociais de pessoas que comentam todas as obras do mundo do cinema e da televisão. Além disso, já que os filmes e as séries estão sempre mudando de streaming, você pode visitar o JustWatch, uma ferramenta que mostra a disponibilidade de filmes e séries em todas as plataformas de diversos países, para conferir de forma atualizada onde assisti-los! 🎥


Veja também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: